Todos perdem com a crise da prefeitura de Santa Maria

Todos perdem com a crise da prefeitura de Santa Maria

Foto: Pedro Piegas (Arquivo/Diário)

O anúncio do pagamento do 13º salário dos servidores da prefeitura de Santa Maria via empréstimo – junto ao Banrisul – ou parcelado em 10 vezes, a partir de fevereiro de 2026, repercutiu mal entre o funcionalismo. E nem poderia ser diferente. Até porque o ônus ficará para o servidor, em caso de optar pelo empréstimo, de providenciar a abertura de conta e os demais trâmites de um direito seu.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

O Executivo recorre ao mesmo método utilizado pelos governos José Ivo Sartori (MDB) e Eduardo Leite (PSD) no auge da crise financeira estadual. No caso, a prefeitura ficará responsável pelo pagamento e os encargos decorrentes dos empréstimos.

 
A medida anunciada pelo governo Rodrigo Decimo (PSD) não chega a ser surpresa. No dia 28 de outubro, o secretário da Fazenda, Luiz Carlos Oliveira, disse em entrevista à CDN que havia dinheiro reservado para pagar a folha de dezembro, mas não para o 13º, cerca de R$ 40 milhões, somando ativos e inativos. 


– Existe, sim, a possibilidade de atraso, principalmente em relação ao 13º. A folha de dezembro está garantida, mas o pagamento do 13º ainda preocupa – afirmou ele, à época. No início de novembro, o prefeito também admitiu a possibilidade ao falar da situação financeira do município com o envio da proposta da Reforma da Previdência à Câmara.


Além do mais, o déficit na Previdência e que pressiona as contas da prefeitura já vem de longa data – e por omissão de diferentes governos que não tomaram medidas para conter o rombo. No ano passado, em meio à campanha eleitoral, por exemplo, o Orçamento para 2025 chegou ao Legislativo com uma previsão de um déficit de R$ 91 milhões – um prenúncio das dificuldades que se apresentariam para este ano. Para a oposição, o governo do, agora, ex-prefeito Jorge Pozzobom (PSD) e do seu vice, hoje prefeito Rodrigo Decimo, “maquiou” a situação das finanças no período eleitoral. Por outro lado, o Executivo alega que os gastos com Ipassp se elevaram muito, e o município teve de lançar mão de recursos do seu caixa para complementar os salários dos aposentados.

 
O fato é que a crise está instalada e afeta diretamente os servidores, que estão, inclusive, em greve – como consequência, serviços à população são afetados. Contudo, a crise tem impacto para Santa Maria, ainda mais com a proximidade do Natal, período em que as pessoas costumam investir, pelo menos, parte no comércio, impulsionando a economia.

 
Sem dúvida, é um baque para o funcionalismo e para os comerciantes. Sem falar que mexe com a autoestima da cidade. Por isso, é tão importante prefeitura, Câmara, representantes das categorias e entidades representativas de Santa Maria se envolverem para construir uma solução, como uma Reforma da Previdência possível em relação aos impactos para quem ganha menos – e não o texto que está na Câmara. Do contrário, todos sairão perdendo. O que menos importa agora é de quem é a culpa, até porque esse debate não levará a lugar nenhum.


Prazo prorrogado para analisar reforma

A Procuradoria Jurídica do Legislativo de Santa Maria prorrogou o prazo para análise dos quatro projetos que integram a proposta da Reforma da Previdência. O pedido se deve à quantidade e à complexidade das proposições encaminhadas pela prefeitura de Santa Maria. A proposta ficará para pauta para 2026, até porque dependerá de muitos ajustes para ser votada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

imagem Jaqueline Silveira

POR

Jaqueline Silveira

[email protected]

A pré-candidatura de Pimenta ao Senado e os reflexos em Santa Maria Anterior

A pré-candidatura de Pimenta ao Senado e os reflexos em Santa Maria

Prefeitura de Santa Maria convoca novos servidores; confira o numero e os cargos Próximo

Prefeitura de Santa Maria convoca novos servidores; confira o numero e os cargos

Jaqueline Silveira